Atriz Paula Cohen lê peça ‘Marquesa’ nas Satyrianas

Nos meses anteriores à sua morte, Phedra de Cordoba, uma das melhores pessoas que já conheci, e também uma das mais engraçadas, mundanas e espalhafatosas, ensaiava minha peça MARQUESA, escrita especialmente para ela.
Eu ia a sua casa semanalmente, e enquanto alisava seu gato Primo Bianco, ouvia-a ler seu papel. Phedra já não decorava mais nada e a cada cinco minutos eu precisava pedir que voltasse ao texto e deixasse para depois detalhes da direção, do figurino, da trilha sonora.
Quem a conheceu, sabe o quanto era expressiva. Mesmo lendo a peça aos tropeços, dava um show de interpretação. Phedra, sozinha, era capaz de uma revolução no teatro.
O texto traz os delírios finais de Marquesa de Pompadour, na corte de Luís XV, entremeados à histórias biográficas da própria diva cubana. A direção seria da Paula Cohen e a produção de Gustavo Ferreira e Robson Catalunha, e infelizmente não tivemos tempo de levar o trabalho aos palcos.
Para homenagear a saudosa atriz que fugiu de Cuba na década de 50, convidei Paula a ler a peça nas Satyrianas, que começam na semana que vem.
Ela fará o papel da própria Phedra. Quem viu a homenagem à diva no Teatro Oficina Uzyna Uzona, uma semana antes da sua morte, sabe que Paula incorpora a cubana de forma engraçadíssima e inspirada. Uma noite colossal, nas palavras do anfitrião, José Celso Martinez Corrêa.
Para completar a leitura, Cléo De Páris dará voz à rainha Maria Antonieta ainda criança, que aparece nos delírios de Pompadour. Este era um desejo da Phedra, quando a peça tivesse mais corpo. Eu vou ler os dois papeis masculinos.
MARQUESA será apresentada na terça-feira (dia 15), às 15h, na SP Escola de Teatro, na Praça Roosevelt. É grátis! A programação completa das Satyrianas, que este ano tem como grande homenageada nossa querida Phedra, saiu no Catraca Livre. Está recheada de bons espetáculos, shows… Vamos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s